MEDITAÇÃO E ONDAS CEREBRAIS Por Sandra Belleza Novelli










MEDITAÇÃO E ONDAS CEREBRAIS



A Meditação encontra-se entre a concentração e a contemplação. A palavra meditação vem do latim ' meditare ' que significa "voltar-se para o centro, para o mundo interior, no sentido de desligar-se do mundo exterior, ou seja, voltar a atenção para si".

Meditar é definido também como concentrar-se, liberar a mente de todos os pensamentos - quando a mente se torna vazia, como a prática de focar a mente em um objeto ou em uma questão ou direção específica, como uma abertura mental para comunicação com o divino ou como uma análise mental, ou seja, um ato intenso de concentração da mente na elaboração de um processo sobre um assunto.

A habilidade de manter a mente livre dos pensamentos está diretamente ligada a frequência das ondas do cérebro.

Quanto menor a frequência das ondas cerebrais mais fácil se torna a concentração.

Estudos recentes demonstraram que a meditação tem a capacidade de modular as ondas cerebrais, consequentemente, estados de ansiedade e depressão podem ser alterados com a prática da meditação.

O cérebro em ondas Theta aliado a uma respiração ritmada pode alcançar estados profundos de meditação, antes só possíveis com anos de prática constante. 

O cérebro, em meditação vai, gradualmente, atingindo a frequência de ondas Theta de 4 Hz - que são as ondas mais propícias para se alcançar a concentração profunda.

De acordo com  pesquisas científicas, na frequência de ondas Theta são liberadas as endorfinas, que são as substâncias naturais do organismo, responsáveis pelos estados de euforia e bom humor.

O cérebro humano possui células nervosas que geram impulsos elétricos. Esses impulsos flutuam ritmicamente em padrões distintos chamados padrões de onda cerebral. Associa-se esses padrões com as nossas emoções, o nosso temperamento (fleumático, sanguíneo, colérico ou melancólico), com os nossos pensamentos e também com os sistemas de nosso corpo. É a comunicação do nosso corpo, mente/cérebro e espírito em forma de vibração elétrica. Se não há onda cerebral a pessoa está morta. 

A frequência dessas ondas cerebrais é medida em ciclos por segundo ou Hz (Hertz). Como as ondas cerebrais mudam de frequência baseadas na atividade elétrica dos neurônios, elas influenciam diretamente na nossa qualidade de vida e nossa saúde. 



* * * ONDAS CEREBRAIS * * *


As ondas cerebrais são o meio de comunicação entre nosso cérebro, mente e corpo em forma de vibração elétrica, de frequência vibracional.

Estes impulsos elétricos, gerados pelas células nervosas do cérebro, flutuam rítmica e ininterruptamente.

A falta das ondas cerebrais, mais do que a sensação da pulsação cardíaca, indica morte clínica.

As qualidade de vibração das ondas Alfa, Beta, Gama, Delta e Theta influencia diretamente na qualidade de vida e na saúde de cada um de nós.

As ondas podem ser medidas com aparelhos eletrônicos como o eletroencefalograma ou EEG, e suas frequências, em ciclos por segundo ou HZ (Hertz), e também outros aparelhos.

Com base na atividade elétrica dos neurônios e, também relacionadas com mudanças de estados de consciência: concentração, relaxamento, meditação, emoções e/ou pensamentos, há uma alteração nessas frequências cerebrais.

Cada um de nós possui a sua própria característica de atividade das ondas cerebrais, que têm um padrão e um ritmo e incorporam as frequências Alfa, Beta, Gama, Delta e Theta em vários níveis através das atividades diárias.


Tipos de ondas cerebrais e estados de Consciência:

Alfa              9 a 13      Hz  relaxamento, fase inicial da meditação
Beta          14  a 30      Hz  atividade diária
Gama             + 30      Hz  excitação
Delta           1  a   3     Hz  sono profundo, inconsciência
Theta          4  a   8     Hz  sono profundo, meditação






* * * ONDA ALFA * * *



É a onda dos estados meditativos, da meditação, super aprendizado e relaxamento.

Ocorrem quando a pessoa está acordada e relaxada.

Depois de Beta, Alfa é a onda mais rápida.

Esse estado Alfa é altamente benéfico pois ressoa por todo o córtex cerebral, é o famoso 'estar em alfa', onde há expansão de consciência ou estados mais profundos de consciência.

Situa-se entre o estado de sono e o de alerta. Uma variante alfa chamada mu (μ) pode ser encontrada sobre o córtex motor (área anterior ao sulco central do cérebro), responsável pelos grupos musculares e funções motoras específicas do corpo, como o movimento ou a intenção de se mover. Ondas Alfa começam a aparecer após os três anos de idade. São reduzidas com os olhos abertos, sonolência e sono.

A consciência interna é expandida, e quando a energia criativa flui e a ansiedade desaparece.

Em estado de ondas Alfa há sensação de paz e bem-estar.

Relaxamento
Visualização
Meditação

Quando você está relaxado, sua atividade cerebral baixa do rápido padrão Beta para as ondas Alfa mais lentas. Sua consciência interna expande. Sua energia criativa começa a fluir e a ansiedade desaparece. Você experimenta uma sensação de paz e bem-estar. 

O treinamento para vibrar em ondas Alfa é muito indicado para tratamento do estresse e também são excelentes para a solução serena de problemas, memorização,  relaxar e praticar visualização. Em estado de ondas Alfa você obtém níveis profundos de relaxamento.

A faixa de ondas Alfa está entre 9-13 HZ.  Em Alfa, nós acessamos mais facilmente nossa capacidade dormente - ela funciona como um portal para estados de consciência mais profundos. Dentro da faixa Alfa, está  a Ressonância Schurmann, que é a frequência do campo eletromagnético da Terra, essa frequência tem chamado muita atenção dos cientistas da área de neuro-acústica pelos seus imensos benefícios.



* * * ONDA BETA * * *


É a mais rápida e mais comum, manifesta-se quando estamos acordados, "vivendo a vida".

É a onda que ocorre mais frequentemente em eletroencefalogramas de adultos.

Quando esta onda atinge grande amplitude na sua frequência, indica estados de apreensão, ansiedade, mente crítica e julgadora.

A onda Beta é essencial para todo o processo criativo e para todos os trabalhos que requerem concentração e atenção total, com foco.

Este é o padrão de onda cerebral mais rápido, quando estamos em estado de alerta, excitação, concentração e cognição, no chamado 'estado de vigília', que é o estado normal onde executamos tarefas que requerem a nossa atenção.

Atenção
Concentração                               
Cognição

Você está bem desperto e alerta. Sua mente está concentrada, e você está pronto para trabalhos que requerem atenção total. No estado Beta, os neurônios transmitem as informações muito rápido, permitindo a você atingir estados de concentração. O treinamento das ondas Beta é usado por terapeutas de biofeedback  para tratar um problema de aprendizagem e concentração chamada de transtorno de déficit de atenção ou mais conhecido como TDA.

Os programas que induzem ondas Beta ajudam nos estudos, nas praticas esportivas, a preparar  uma apresentação em público, ou seja, analisar e organizar informações onde a concentração mental é a chave para um bom desempenho.

A faixa de ondas Beta está entre 14-30 HZ. O estado Beta está associado com concentração, atenção aumentada, melhor acuidade visual e coordenação. Os cientistas descobriram através de estudos que as frequências Beta 18HZ e 13HZ, e Gama 40HZ atuam em funções cognitivas complexas.



* * * ONDA GAMA * * *


É definida quando a característica é o cérebro a toda e ao mesmo tempo relaxado e tranquilo, não se movendo com nenhum barulho.

A mente entra em estado de ação, atenção e alerta, com intenção e tensão de maneiras exatas, num estado nivelado, equilibrado: nem aquém nem além.

A mente está concentrada e relaxada e, ao mesmo tempo: alerta e pacífica.

Os testes que detectaram esta onda em seu maior ápice foram de mentes muito treinadas através da prática da meditação.

Observação: Não consideramos a velocidade das ondas Gama, que é a mais rápida em relação às demais, porque só aparecem no cérebro por um breve período de tempo, limitadas não apenas do ponto de vista temporal, como também, em termos espaciais.


* * * ONDA DELTA * * *

É definida como uma onda cerebral de variação lenta e, consequentemente de menor frequência.

É associada ao sono profundo dos adultos, estado de coma e ao inconsciente coletivo.

Consciência expandida
Cura e Recuperação
Sono

Delta é a mais baixa de todas as frequências de ondas cerebrais. Está associada com o sono profundo, algumas frequências na faixa Delta liberam o hormônio do crescimento humano, conhecido como HGH, que é muito benéfico para a regeneração celular e a cura.

Delta é a onda cerebral para o acesso ao inconsciente, onde a intuição pode aflorar facilmente.

Os programas de utilização de frequência sonora que contém Delta são ideais para o sono, a recuperação física e mental e a meditação profunda. A faixa  Delta está entre 1 - 3 HZ. 



* * * ONDA THETA * * *


É a onda cerebral mais lenta, longa e profunda que a Alfa. 

É a onda do sono com sonhos, dos estados meditativos, da meditação e relaxamento profundo.

É a onda dos "insights", da força criativa, da super aprendizagem e, também relacionada ao estado de alerta e excitamento.

As ondas Theta atuam na parte da nossa mente entre o consciente e o inconsciente, que retém memórias e sensações e governa nossas atitudes, comportamentos e crenças.

As ondas Theta são produzidas pela mente subconsciente.

Essa onda está presente no antes do adormecer e acordar do sono profundo.

Esse é o lugar de armazenamento da nossa inspiração, criatividade, bem como também do nosso material psicológico reprimido.

Em Theta fazemos nossa conexão profunda com nossa espiritualidade.

Theta é a onda de experiências mais elevadas e esclarecedoras.
Quando precisamos curar nossa mente e nosso corpo Theta é o lugar do "zero", onde o processo de cura e transformação atua no nosso Ser.

Meditação
Intuição/Criatividade
Memória

Aprofundando ainda mais o relaxamento a pessoa entra no misterioso estado Theta onde a atividade cerebral baixa quase ao ponto do sono. Theta é o estado cerebral onde incríveis capacidades mentais ocorrem. O estado Theta propicia 'flashes' de imagens do inconsciente, criatividade e acesso a memórias a muito tempo esquecidas. Theta leva você a estados profundos de meditação. Você pode sentir a sua mente expandir além dos limites do seu corpo.

As ondas Theta têm um importante papel em programas de modificação de comportamento e têm sido usado no tratamento do vício de drogas e álcool. Theta é também o estado ideal para aprendizagem acelerada, reprogramação mental, lembrança de sonhos, criatividade e aumento da memória.

A faixa das ondas Theta está entre 4 - 8 HZ. Nós, em estado de ondas cerebrais Theta, estamos como num "sonho acordado", ficamos receptivos a informações que estão além do nosso estado normal de consciência, ativando estados mentais extra sensoriais. 





Quer entrar em contato para uma Sessão de Atendimento com a Meditação através da Consciência Personalizada e Especial para Você?




Contato






Sessões de Atendimento - Quantidade e Duração






Estou à disposição para atender Você!


Até breve!

Com carinho,
Sandra

+ VISTOS ATELIÊ CONSCIÊNCIA